Tênis para crianças
Faixa Etária: 5 a 10 anos.

Há alguns anos, ensinava-se tênis para crianças utilizando-se materiais inapropriados, ou seja, raquetes e bolas que adultos utilizam para a prática desse esporte. Em meados da década de 1980 com o surgimento de vários tenistas suecos entre os melhores do mundo, um novo método foi descoberto: “ Método sueco de Tênis ”. Método esse que nada mais é do que ensinar crianças com material apropriado, com psicologia infantil e o mais importante: respeitando-se o fato que criança é criança e não quer e nem pode ser tratada como adulto. Hoje, o ensino de tênis para crianças utilizando-se esse método é aceito pela maioria dos profissionais desse esporte, talvez com outros nomes e até com outras metodologias, mas o importante, o essencial, é o respeito pela criança, utilizando-se materiais apropriados

Método Sueco de Tênis – Baseia-se em três fundamentos: noção de bola, controle de raquete e mobilidade.

As bolas coloridas ganham a atenção efetiva no desenvolvimento da criança. A recomendação da ITF é de que até os 8 anos de idade, sejam utilizadas as bolas de cor vermelhas, 75% mais lentas; até os 9 anos, as bolas de cor laranja, 50% mais lentas; e até aos 10 anos bolas verdes, 25% mais lentas.

Noção de bola – É o “conhecer” a bola por parte da criança, interação entre bolinha e criança. Nessa primeira fase, a criança precisa ter contato com a bolinha utilizando as mãos, através de exercícios específicos. Nessa fase, ela passa a sentir o peso da bolinha e os efeitos que nela pode produzir.

Controle de raquete – É o ato de controlar a raquete como se fosse uma extensão de seu braço. Aprende a segurar a raquete adequadamente e passa a aprimorar a coordenação motora.

Nessas duas primeiras fases, tanto com as mãos, quanto com a raquete, já se tem início ao aprendizado do tênis, com exercícios simulatórios e exercícios preparatórios para os movimentos.

Mobilidade – Nessa fase, a criança passa a treinar o movimento do corpo dentro da quadra. É desenvolvida através de exercícios que aprimoram a flexibilidade, elasticidade, reflexo, velocidade, concentração, etc.

As aulas em grupo têm uma grande vantagem quando se trata de crianças: elas proporcionam não só um melhor aprendizado técnico, como também possibilitam o convívio social e como conseqüência o desenvolvimento de caracteres do indivíduo que tanto serão necessários para o sucesso, tanto no esporte, quando na vida, como dedicação, perseverança, sociablidade, solidariedade, etc.

Sendo assim, a Pró MV Tênis Equipe Escola elaborou um jeitinho especial para a garotada aprender tênis.

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